27/03/2025 às 07:36h
Fundada em 26 de março de 1969, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pará de Minas (APAE) completou 56 anos de atuação no município, com atendimentos nos segmentos da educação, assistência social e saúde.
A instituição é referência nacional, fazendo a diferença para muitas famílias que passaram pela entidade e oferecem educação especial, atendimento especializado para a habilitação de pessoas com todos os tipos de deficiência: auditiva, visual, intelectual e física.
A Apae de Pará de Minas é exemplo para muitas outras que buscam qualidade nos serviços prestados em prol das pessoas com deficiência, como é o caso de uma família que mora em Gorduras, e que há anos frequenta a entidade.
Diagnosticada nos primeiros anos de vida com uma necessidade especial, Aline Nayara é usuária do serviço e faz acompanhamento com a mãe Maria Aparecida. Para ela, o início da descoberta foi de incertezas, mas com o passar dos anos, foi aprendendo mais sobre como lidar com a situação:
Clique e ouça Maria Aparecida
Hoje, estar na Apae proporciona cidadania, interação com alunos, proteção, entendimento sobre direitos, bem como participar de ações voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares. Maria Aparecida ainda conta que estar há décadas na entidade tem ajuda a ser uma pessoa melhor:
Clique e ouça Maria Aparecida
Já Railla Samara está na Apae há três anos. Lá ela aprendeu a se desenvolver como pessoa, jovem e artista. Ao Jornal da Cidade, a jovem contou um pouco mais sobre a sua relação com o espaço e o que mais gosta de fazer:
Clique e ouça Railla Samara
Na Apae são realizados mais de 1800 atendimentos por mês. A entidade atua em 54 cidades nas reabilitações física, intelectual, auditiva e visual, concentrando na saúde o maior volume de atendidos: 1600. Cidadão e empresas podem ajudar no mantimento da associação, com doações. Basta acessar ao site da instituição ou realizar a compra de rifas. Parabéns por mais um ano atuando em Pará de Minas!
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
23/06/2023 - Exame toxicológico para motoristas de ônibus e caminhão tem novo prazo
23/06/2023 - CEMIG faz alerta sobre acidentes com a rede elétrica na zona rural
22/06/2023 - Novena abre programação da festa do padroeiro na Paróquia de São Pedro
22/06/2023 - Cerca de 18 mil pará-minenses estão com o nome negativado
21/06/2023 - Especialista fala dos desafios na produção de queijo em Minas Gerais
21/06/2023 - Sindicato dos Comerciários de Pará de Minas anuncia reajuste salarial da categoria