02/10/2023 às 07:42h
O Governo Federal repassou a 5.467 municípios brasileiros, recursos diretos para projetos culturais. Cerca de R$ 3,8 bilhões em investimentos foram destinados ao setor.
Sendo provenientes do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e do Fundo Nacional de Cultura (FNC), esses recursos são disponibilizados para pessoas fazedoras de cultura, por meio de editais, prêmios ou chamamentos públicos.
Os valores repassados para os grupos setoriais de artes visuais de Pará de Minas, somam R$ 821 mil. Em julho, detalhes sobre os recursos da Lei Paulo Gustavo seriam tratados em coletiva de imprensa, porém o encontro foi cancelado. Desde então, artistas da cidade aguardam edital e comentam sobre as expectativas e incertezas quanto ao desenvolvimento de projetos como é o caso dos músicos Débora e Luca:
Clique e ouça Artistas
No país, cerca de 98% dos municípios brasileiros estão listados para os repasses. Para atualizar a situação em Pará de Minas, nossa equipe de reportagem conversou com Andréia Paulino, secretária municipal de Comunicação e Cultura:
Clique e ouça Andréia Paulino
Na cidade de Itaúna, a aplicação da Lei Paulo Gustavo foi aprovada na última quinta-feira (28), e agora passa para fase de elaboração de editais, implementação, regulamentação para distribuição da lei. Em Belo Horizonte, a aprovação da mesma aconteceu no dia 26/9, na Câmara Municipal. Em Pará de Minas 281 pessoas se inscreveram para mostras e projetos artísticos culturais e aguardam o lançamento do edital.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
17/10/2023 - Divulgado o balanço do feriadão nas estradas mineiras
17/10/2023 - Envelhecimento da população é desafio para governantes, dizem especialistas
16/10/2023 - Abastecimento de água será interrompido em 12 bairros de Pará de Minas, devido a obras
16/10/2023 - Sicoob Ascicred lança a última campanha de crédito consignado do ano
16/10/2023 - Falta de mão de obra qualificada é realidade no Brasil