16/01/2023 às 10:17h
Comerciantes e moradores de casas afetadas pela forte chuva da última sexta-feira (13), tiveram que acordar mais cedo no sábado (14), para limpar a sujeira e reparar os prejuízos causados pelos alagamentos em diversos pontos de Pará de Minas, principalmente na Avenida Presidente Vargas, onde o Córrego Água Limpa voltou a transbordar.
Também na manhã do sábado, equipes da Prefeitura, em especial da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, iniciaram ações emergenciais para a limpeza das áreas mais afetadas pelo forte temporal. Equipes estiveram em vários pontos da cidade e também da zona a rural.
A intensidade da chuva da última sexta pegou toda a população de surpresa, inclusive a Prefeitura. Segundo medições pluviométricas, choveu cerca de 53 milímetros em Pará de Minas, sendo que o previsto era apenas 20 milímetros, como confirma o coordenador da Defesa Civil de Pará de Minas, capitão Edson Cecílio da Silva:
Clique e ouça Edson Cecílio
O coordenador da Defesa Civil Municipal faz um balanço dos trabalhos do órgão após o forte temporal de sexta:
Clique e ouça Edson Cecílio
Servidores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social visitaram famílias que tiveram suas casas danificadas pelo temporal. Uma das casas mais afetadas está situada na Rua Getúlio Lara Amorim, no bairro São Cristóvão, onde mais uma vez ficou alagado e os moradores novamente perderam seus móveis e eletrodomésticos.
O Corpo de Bombeiros recebeu vários acionamentos via 193, devido aos transtornos provocados pelas chuvas, porém não receberam relatos de pessoas feridas. Em uma das chamadas, uma família pediu socorro, pois estava ilhada dentro de um carro na Rua Ricardo Marinho. Antes da chegada dos militares, os ocupantes do veículo conseguiram sair ilesos.
Por Sérgio Viana
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas
12/01/2023 - Período chuvoso acende alerta para a manutenção dos pneus
12/01/2023 - Matrículas na rede pública de ensino vão até amanha
11/01/2023 - Rachaduras próximo a passarela do bairro Belvedere causam medo em moradores
11/01/2023 - Mais de 750 títulos devem ser entregues em 2023 por meio do Reurb
11/01/2023 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2023/2024