Capa da Página Após regulamentação, empregadas domésticas estão sendo mais valorizadas? Trabalhadora comenta sobre atual situação - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

26/04/2024 às 07:21h

Após regulamentação, empregadas domésticas estão sendo mais valorizadas? Trabalhadora comenta sobre atual situação

Facebook

Neste sábado, 27 de abril, será comemorado o Dia da Empregada Doméstica, mesma data em que se celebra o Dia de Santa Zita, considerada padroeira das domésticas. Segundo o IBGE, as mulheres representam mais de 92% das pessoas ocupadas em trabalho doméstico. Desse percentual, mais de 65% são negras e uma grande porcentagem trabalha informalmente.

Além de realizar as tarefas domésticas, muitas delas ainda se tornam uma segunda mãe para os filhos dos patrões, preparam o almoço, levam para a escola e até mesmo ajudam no dever de casa. A Lei nº 150/2015, de 1º de Junho de 2015, regulamenta a profissão de Empregado Doméstico, estipulando os direitos e deveres do profissional. No entanto, mesmo sendo oficializada, o Sindicato permanece recebendo denúncias sobre violações das condições de trabalho, que são muitas vezes precárias.

Para Cristiane Carvalho, que já está há 17 anos na profissão, o dia a dia é muito corrido e cheio de afazeres, mas ela ama oque faz:

Clique e ouça Cristiane Carvalho

Cristiane acredita que atualmente o trabalho das domésticas está sendo mais valorizado:

Clique e ouça Cristiane Carvalho

Depois de um dia todo de trabalho, ao retornarem para casa, na maioria das vezes, as trabalhadoras ainda tem os afazeres domésticos, como destaca Cristiane:

Clique e ouça Cristiane Carvalho

A Constituição garante aos trabalhadores domésticos o direito ao 13º salário, aviso prévio, férias, aposentadoria pelo INSS, licença maternidade de 120 dias e licença paternidade.

Por: Kelvin Fernandes

Fotos: Espacial FM 


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: