26/04/2024 às 07:21h
Neste sábado, 27 de abril, será comemorado o Dia da Empregada Doméstica, mesma data em que se celebra o Dia de Santa Zita, considerada padroeira das domésticas. Segundo o IBGE, as mulheres representam mais de 92% das pessoas ocupadas em trabalho doméstico. Desse percentual, mais de 65% são negras e uma grande porcentagem trabalha informalmente.
Para Cristiane Carvalho, que já está há 17 anos na profissão, o dia a dia é muito corrido e cheio de afazeres, mas ela ama oque faz:
Clique e ouça Cristiane Carvalho
Cristiane acredita que atualmente o trabalho das domésticas está sendo mais valorizado:
Clique e ouça Cristiane Carvalho
Depois de um dia todo de trabalho, ao retornarem para casa, na maioria das vezes, as trabalhadoras ainda tem os afazeres domésticos, como destaca Cristiane:
Clique e ouça Cristiane Carvalho
A Constituição garante aos trabalhadores domésticos o direito ao 13º salário, aviso prévio, férias, aposentadoria pelo INSS, licença maternidade de 120 dias e licença paternidade.
Por: Kelvin Fernandes
Fotos: Espacial FM
28/01/2025 - Dietas malucas; Será que é saudável comer 40 ovos todos os dias?
28/01/2025 - Moradores de Pará de Minas comentam sobre a expansão de bairros mais antigos da cidade
28/01/2025 - Manutenção: Prédios públicos da Secretaria de Cultura passam por revitalização
28/01/2025 - Minas Gerais é o estado com o maior número de estudantes aprovados no Sisu 2025
28/01/2025 - Incertezas tomam conta de pais de alunos da Escola Pereira da Costa
27/01/2025 - Alunos são agredidos em festa universitário; PC vai investigar o caso