12/09/2024 às 07:25h
Cuidar da saúde mental é, antes de tudo, um gesto de amor-próprio. Em meio à correria do dia a dia, o autocuidado é deixado em segundo plano e a falta de compromisso com a própria saúde, abre espaço para uma sociedade cada vez mais adoecida e fragilizada.
Possibilitando a oferta de acolhimento efetivo e individualizado, Pará de Minas conta com uma rede completa de atenção psicossocial, a partir da união de serviços prestados em pontos estratégicos do município.
Coordenadora da rede de atendimento, Marina Saraiva destaca a atuação multiprofissional do setor, disponibilizado de forma gratuita em todo o território:
Clique e ouça Marina Saraiva
Marina ainda explica sobre o processo de acolhimento prestado pelos Centro de Atendimentos Psicossociais (CAPS), que hoje, representados por 3 unidades, recebem casos de urgência e emergência:
Clique e ouça Marina Saraiva
Além dos atendimentos, qualquer dúvida poderá ser sanada nas Unidades Básicas de Saúde, assim como o agendamento de consultas programadas.
A Rede de Atenção Psicossocial, conta ainda com o Centro de Convivência e Cultura da Saúde Mental, Residência Terapêutica e Núcleo de Valorização à vida, serviços gratuitos integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS)
Por: Júlia Mendonça
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas
30/01/2024 - Ensino médio: Pé-de-Meia dará R$ 2 mil por ano a alunos de baixa renda
30/01/2024 - Primeiro LIRAa de 2024 aponta alto risco de epidemia de dengue em Pará de Minas
29/01/2024 - Carnaval 2024: Crime de importunação sexual e riscos do uso de drogas
29/01/2024 - Comércio já está preparado para a procura de fantasias e adereços de Carnaval
29/01/2024 - Dia Internacional da Proteção de Dados é celebrada com grandes avanços no Brasil