Atraso na chegada das chuvas de primavera terá impacto sobre frutos da época
Compartilhar:
O início da primavera é marcado pela produção de diversas frutas típicas desta época. Dentre elas, a jabuticaba. As mudanças climáticas têm impactado o florescer desse fruto, que gera safras três vezes ao ano, mas que cada vez menos tem embelezado alguns quintais.
Aparecida Marciano, todo o ano, de costume, recebe visita de amigos e conhecidos em sua residência que conta com 8 pés de jabuticabas. A demora pela espera da chuva tem feito com que esses encontros demorem a acontecer:
Clique e ouça Aparecida Marciano
O extensionista da EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, Fábio Morais, explica que apesar de a primavera ser uma estação tradicionalmente mais colorida, as condições do tempo preocupam também os produtores:
Clique e ouça Fábio Morais
A chuva no último sábado em Pará de Minas e região amenizou o calor da população, porém acidez e demora, reflete também, no atraso de outros plantios de demais culturas da época, como destaca Fábio Morais:
Clique e ouça Fábio Morais
O período em que ficamos sem chuvas deve impactar os preços do atacado e depois nas redes de varejo por um tempo, fazendo o cliente final pagar mais caro pelas frutas. O aumento pode chegar a 10%. Já para a agricultura, a primavera, culturalmente, é o período em que os agricultores estão finalizando a colheita das plantações e realizam o preparo para o plantio de mais uma safra.