28/10/2024 às 08:00h
O álcool é a droga mais procurada por clínicas de recuperação em Minas Gerais, mas o abuso por outros entorpecentes também vem aumentando. Após a pandemia da covid-19, muitos são os casos de pessoas que se tornaram dependentes de algum tipo de substância, é o que revela a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em conversa com o JC Notícias, Israel Eliezer, médico especializado em atendimentos a casos de pacientes com dependência química, fala sobre a rede de acolhimento para essas pessoas:
Clique e ouça Ismael Eliezer
A situação vai muito além do tráfico de drogas e está ligado também a políticas públicas para a saúde, por exemplo. Em Pará de Minas, nos últimos anos, a busca por atendimento e matriciamento nos serviços do CAPS AD mais do que dobrou. O médico ainda comentou com a equipe de reportagem do JC Notícias sobre o perfil desses e ainda falou sobre a pandemia do crack:
Clique e ouça Ismael Eliezer
Uma forma de amenizar os problemas causados pela dependência química é o atendimento humanizado nas redes de atendimento. Além disso, especialistas acreditam que a criação de políticas públicas no tratamento e no combate às drogas lícitas e ilícitas, também seria uma medida eficaz.
Atualmente, na rede de saúde em Pará de Minas. Foram realizados 22.698 atendimentos a pacientes que buscam ajuda por apresentarem alguma dependência em álcool e outras drogas.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
29/05/2023 - Vendas de artigos religiosos para festas juninas já esquentam em Pará de Minas
29/05/2023 - Calendário agrícola para a produção de grãos movimenta o mercado
29/05/2023 - Pará-minenses pedem melhorias no transporte público
26/05/2023 - Dengue e chikungunya matam pelo menos 5 mineiros por semana
26/05/2023 - Posto de Identificação da Polícia Civil é reinaugurado em Igaratinga
26/05/2023 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural