07/08/2023 às 09:17h
O ambiente escolar ainda sofre com a defasagem dos professores por questões de saúde. A sensação de insegurança provocada pelos recentes episódios de ameaças e de ataques em escolas são apontados como desafio e mais uma das possíveis causas para o adoecimento mental e físico dos profissionais que atuam nas instituições de ensino, inclusive, em Pará de Minas.
A psicóloga cognitivo comportamental, Dayane Alexandre, em conversa com o JC Notícias, fala sobre os problemas de saúde, envolvendo os docentes:
Clique e ouça Daiane Alexandre
Também segundo a pesquisa “Saúde Mental dos Educadores 2022”, mais de 20% dos educadores brasileiros consideram sua saúde mental ruim ou muito ruim. Ainda segundo o levantamento, a percepção do agravamento do quadro de saúde mental (21,5%) piorou em relação a 2021, quando 13,7% responderam sobre saúde mental.
Clique e ouça Tânia Morato
Escolas com estruturas precárias, salas de aulas cheias, falta de materiais escolares e ausência de assistência psicossocial têm sido os principais desafios para quem dá aula. Ainda segundo a psicóloga Dayane Alexandre, é necessário uma pesquisa para apontar soluções acerca da defasagem de professores em salas de aula:
Clique e ouça Dayane Alexandre
Existe uma norma que foi aprovada no ano de 2019 que prevê que as redes públicas de Educação Básica contarão com serviços de Psicologia e Serviço Social. A lei nº 13.935, tem como objetivo dar suporte aos alunos pais e professores. Além disso é essencial o fortalecimento do papel do professor e sua valorização.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
19/10/2023 - Credirural oferece cartões de crédito com mais benefícios
19/10/2023 - Siderúrgica Alterosa realiza Semana de Segurança em Pará de Minas
19/10/2023 - Governo de Minas inicia implantação da terceirização das vistorias veiculares no estado
18/10/2023 - Queda de ponte em Igaratinga faz com que motoristas busquem por rotas alternativas