A campanha nacional contra a influenza (gripe) imunizou apenas 25% do público-alvo no país. Segundo o Ministério da Saúde, na primeira metade da ação, iniciada em 10 de abril e que se encerra em 31 de maio, foram aplicadas 17 milhões de doses da vacina.
O público-alvo é formado principalmente por idosos, crianças com menos de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde e da educação.
São muitos os motivos que contribuem para essa baixa adesão, sendo uma delas, o fim da emergência sanitária da Covid-19, anunciada pela Organização Mundial da Saúde, além da circulação de notícias falsas que desestimulam a procura pela vacina.
Em entrevista ao JC Notícias, Juliana Xavier Viana, enfermeira na Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, comenta sobre a baixa adesão a campanha:
Clique e ouça Juliana Xavier Viana
A baixa adesão às campanhas de vacinação é um fator preocupante. O inverno tem início no dia 21 de junho e com isso os sintomas gripais aumentam entre a população. No país, cerca de 40 mil pessoas são internadas, por ano, devido a alguma complicação da gripe. Juliana Xavier reitera que é importante se vacinar para não ter a saúde agravada pela doença:
Clique e ouça Juliana Xavier Viana
Além da Campanha Nacional contra a Influenza, estão disponíveis nos centros de saúde de Pará de Minas, a Campanha Nacional contra a covid-19 com a aplicação da vacina bivalente e ampliação temporária contra a Meningite C.
Neste sábado (20), por exemplo, a população de Pará de Minas terá a oportunidade de atualizar o cartão de vacinas, devido ao Dia D de Vacinação, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.
Todas as salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde do Município, e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) estarão abertas até as 16h. Em algumas delas, super-heróis estarão a postos, para receber as crianças.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
21/06/2023 - Sindicato dos Comerciários de Pará de Minas anuncia reajuste salarial da categoria
20/06/2023 - Pará de Minas recebe viatura exclusiva para o patrulhamento escolar
19/06/2023 - Número de autuações por crimes ambientais no Cerrado preocupa
19/06/2023 - Biólogo orienta sobre os cuidados com escorpiões em Pará de Minas
19/06/2023 - Especialistas alertam para casos de importunação sexual