Capa da Página Baixa na procura por atendimento médico entre homens preocupa saúde pública - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

27/08/2024 às 08:00h

Baixa na procura por atendimento médico entre homens preocupa saúde pública

Facebook

Ainda minoria dentro dos consultórios, os homens costumam ser mais resistentes à terapia. Isso porque o autocuidado e, principalmente, questões referentes à saúde mental ainda são tabu no universo masculino.

Segundo dados da Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde, em Pará de Minas, 66.903 atendimentos foram realizados a pacientes do sexo masculino, enquanto para pacientes do sexo feminino foram mais de 124 mil acolhimentos. Essa realidade não é muito diferente nos consultórios psicológicos. A psicóloga Deborah Mara confirma o fato:

Clique e ouça DEBORAH MARA 

Ainda segundo profissionais da psicologia, muitos homens possuem questões emocionais e a forma como externalizar alguns desses problemas são através do consumo exagerado de bebidas, drogas, agressões ou algum outro tipo de vício. Nas ruas, moradores falam sobre a busca por ajuda e acompanhamento médico:

Clique e ouça POVO FALA 

Ainda segundo especialistas, essas vivências fazem com que hoje os homens tenham diversos tipos de transtornos como, a depressão, ansiedade, TDAH, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno bipolar, entre outros. A universalização de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), como o acesso a psicoterapias, é apontado como um importante para mudar essa realidade.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: