27/08/2024 às 08:00h
Segundo dados da Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde, em Pará de Minas, 66.903 atendimentos foram realizados a pacientes do sexo masculino, enquanto para pacientes do sexo feminino foram mais de 124 mil acolhimentos. Essa realidade não é muito diferente nos consultórios psicológicos. A psicóloga Deborah Mara confirma o fato:
Clique e ouça DEBORAH MARA
Ainda segundo profissionais da psicologia, muitos homens possuem questões emocionais e a forma como externalizar alguns desses problemas são através do consumo exagerado de bebidas, drogas, agressões ou algum outro tipo de vício. Nas ruas, moradores falam sobre a busca por ajuda e acompanhamento médico:
Clique e ouça POVO FALA
Ainda segundo especialistas, essas vivências fazem com que hoje os homens tenham diversos tipos de transtornos como, a depressão, ansiedade, TDAH, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno bipolar, entre outros. A universalização de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), como o acesso a psicoterapias, é apontado como um importante para mudar essa realidade.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
31/12/2024 - Kennedy Reis falou sobre as Perspectivas Para 2025 na Sec. de Meio Ambiente
31/12/2024 - Veterinária orienta quanto aos riscos de dar comida humana a animais
31/12/2024 - Promoção de fim de ano da Espacial premia ouvinte em compras de R$ 1.105,00
31/12/2024 - Ano novo, Look novo; Tendências e apostas para a virada de ano
31/12/2024 - Ano Novo: Saiba o que abre e fecha em Pará de Minas
31/12/2024 - Lula assina decreto que eleva salário mínimo para R$ 1.518
31/12/2024 - Secretaria de Saúde anuncia abertura de novas farmácias básicas em Pará de Minas