Capa da Página Biodiversidade na Serra das Torres deve levar tempo para se recuperar - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

30/09/2024 às 07:30h

Biodiversidade na Serra das Torres deve levar tempo para se recuperar

Facebook

Após devastação causada por incêndios na Serra das Torres, em Pará de Minas, moradores dos bairros Jardins, Dona Flor e São José relataram ao Jornal da Cidade o drama vivido há cerca de 15 dias.

 Segundo Flávia Coimbra e Gilmar Matheus, a fumaça agravou a saúde dos moradores, além de ter causado a sujeira pelas fuligens das árvores. Eles também presenciaram animais fugindo das queimadas pelas ruas do bairro:

Clique e ouça Povo fala


A Serra das Torres é muito utilizada por moradores para trilhas e turismo esportivo. Mas, essas atividades foram paralisadas devido a situação que se encontram as áreas verdes.

Uma moradora tinha o costume de aproveitar os finais de semana e subir pelas trilhas que dão acesso às torres:

Clique e ouça Povo fala


Relatório do MapBiomas mostra que a devastação de áreas verdes mais que dobrou em agosto e setembro, se comparado com o mesmo período do ano passado. José Hermano Franco, secretário de Meio Ambiente de Pará de Minas, pontua que essas perdas ambientais vão demandar tempo para recuperar vegetação local:

Clique e ouça José Hermano 


Segundo o Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, foram mais de 866 hectares afetados pelas chamas o equivalente a 1.250 campos de futebol. E neste final de semana, voluntários e ambientalistas realizaram uma ação de lançamento de sementes típicas da Mata Atlântica na região. Foram mais de 30 sacos contendo mais de 20 kg de sementes de espécies como ipês, castanheira, pau Brasil, entre outras.


Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: