Capa da Página Calçadas precárias dificultam acesso de pedestres em Pará de Minas - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

16/09/2024 às 08:21h

Calçadas precárias dificultam acesso de pedestres em Pará de Minas

Facebook

Para quem circula em algumas calçadas na região central de Pará de Minas é possível encontrar dificuldades em transitar e correr o risco de se machucar. Muitas das vezes são troncos de árvores no chão, buracos, desnivelamento e falta de manutenção.

Há um grande fluxo de pedestres e veículos, que circulam durante todo o dia em comércios, empresas de serviços, restaurantes e lanchonetes.

A condição das calçadas compromete a segurança dos pedestres, em especiais idosos, crianças e pessoas com baixa visão, como é o caso de João Paulo e Moacir Amaro:

Clique e ouça João Amaro e Moacir

A falta de conscientização por parte da população e o estado de conservação de algumas calçadas torna-se desafio para pessoas como o João Paulo e Moacir Amaro.

Para falar sobre a situação das calçadas pela cidade, conversamos com Selma Elias, fiscal de obras na Prefeitura de Pará de Minas. Ela reforça que a manutenção da calçada é obrigação do proprietário do imóvel:

Clique e ouça Selma Elias

A cidade de Pará de Minas cresceu e a maneira como construíam as casas e calçadas em regiões altas, como nos bairros Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima e Várzea, por exemplo, chama a atenção. Entretanto, a fiscal de obras na Prefeitura, pontua a questão envolvendo os bairros mais antigos:

Clique e ouça Selma Elias

Um estudo recente apontou que nenhuma capital brasileira apresenta condições adequadas para circulação de pedestres e cadeirantes nas calçadas, ruas e faixas de travessia.

Ainda segundo o estudo, a condição das calçadas, da sinalização para os pedestres, o conforto e a segurança para quem caminha nos entornos de edificações públicas são os principais questionamentos de moradores.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: