A chegada do inverno implica mudanças nos hábitos alimentares, físicos e culturais. As famosas festas juninas trazem uma releitura histórica da tradicional festa luso-brasileira.
Além das danças, roupas, brincadeiras e comidas, o período de frio aumenta a procura por grãos e ingredientes para as comidas típicas no país.
Sobre o assunto, a reportagem do JC Notícias conversou com Fábio Morais, extensionista da Emater, o qual explica como funciona o calendário agrícola nessa época do ano, em que o mercado movimenta a compra de grãos como feijão, milho, entre outros alimentos:
Clique e ouça Fábio Morais
Sendo um dos grãos mais procurados nessa época do ano o feijão carioca e o feijão preto, vem caindo suas produções nos últimos anos, devido a fatores climáticos.
Para Alexandre Bryan, pesquisador da Embrapa, a concentração de gás carbônico prejudica, especialmente, a fase reprodutiva da lavoura, impedindo a formação de vagens e grãos de feijão. Ele ainda ressalta a importância de políticas públicas para estimular a produção pela agricultura familiar:
Clique e ouça Alexandre Bryan
O preço médio do feijão tipo 1 carioca nas prateleiras dos supermercados de Pará de Minas está em média 8,99.
Por Sérgio Pêgo/Com informações da Agência Brasil
Fotos: Espacial FM
16/03/2023 - Transtornos mentais faz com que a procura por medicamentos aumente em Pará de Minas
16/03/2023 - Projeto social abre inscrições para cursos gratuitos de Petchwork
16/03/2023 - Tuberculose: conheça as causas de uma das doenças que mais mata no mundo
15/03/2023 - Audiência pública discute situação do transporte público em Pará de Minas