Em meio à maior seca do país, Pará de Minas está praticamente cinco meses sem uma gota sequer cair do céu. A cidade atingiu neste início de semana a marca de 150 dias sem chuvas, considerada a mais longa estiagem nos últimos anos.
Com temperaturas ultrapassando os 30 graus, os tutores de pets devem redobrar a atenção e cuidados para evitar que a temperatura do corpo do cão ou do gato aumente significativamente, podendo levar a morte do animal. A médica veterinária Wanessa Franco destaca alguns pontos sobre a atenção com os mesmos:
Clique e ouça Wanessa Franco
A exposição ao sol por longo período é uma das principais causas da hipertermia. Com isso, Wanessa Franco destaca que os passeios com os pets devem ocorrer em horários alternativos:
Clique e ouça Wanessa Franco
Os tutores devem assegurar-se de que seu pet tenha acesso constante à água fresca, pois o calor aumenta a sede, e a desidratação é um risco real. A respiração de cães e gatos regulam suas temperaturas, principalmente por meio da respiração. Ventilação, banhos constantes e tosagem adequada podem ajudar nos cuidados com os bichinhos.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
10/01/2023 - Chuvas das últimas semanas prejudicam plantações e aumentam preços nos sacolões
09/01/2023 - Fisioterapeuta orienta sobre a postura correta diante de viagens de carro ou ônibus
09/01/2023 - Instrutor de autoescola orienta sobre novo prazo para renovação de CNH vencida
09/01/2023 - Pará-minense reclama da falta de acessibilidade na cidade
09/01/2023 - Ataque em Brasília; número de detidos por depredações supera 400, diz governador do DF
06/01/2023 - Pará de Minas não chega aos 100 mil habitantes, segundo prévia do Censo 2022