Segundo o Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com dados pré-pandemia, o Brasil é o quinto no ranking mundial de vítimas de trânsito. São 22 mortes por 100 mil habitantes e um terço delas é de motociclistas.
A campanha, que este ano completa 10 anos, tem como objetivo alertar e conscientizar a comunidade sobre a prevenção aos acidentes de trânsito por todo o Brasil.
A equipe de reportagem do JC Notícias foi às ruas de Pará de Minas ouvir a população sobre como eles avaliam a conduta de trânsito ao circular pela cidade. Para a moradora, Sindi Natali, falta atenção e sinalização por parte dos condutores de veículos:
Clique e ouça Sindi Natali
Dentre as causas da morte está o atropelamento, colisão de veículos, entre outros. Isso se deve a negligência de motoristas e somados a outros fatores contribuem para o aumento do número de mortes no trânsito. Para o motorista de táxi, Daliete Honório, o pedestre também deve se atentar ao trânsito:
Clique e ouça Daliete Honório
Segundo Marcos Vinícius, proprietário de uma autoescola em Pará de Minas, a educação é de muita importância para amenizar os problemas do trânsito na cidade:
Clique e ouça Marcos Vinícius
Obedecer, sempre, aos limites de velocidade, sinalizar ao fazer conversões, não mexer no telefone quando estiver dirigindo são pontos essenciais para um trânsito mais seguro e harmônico.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: JC Notícias
06/03/2025 - Futuro do Campo do Rio Branco preocupa moradores e torcedores
05/03/2025 - Operação tapa buraco deve ser intensificada após o período de chuvas
05/03/2025 - Prefeitura de Pará de Minas informa decretou ponto facultativo
05/03/2025 - Comércio de pescados está na expectativa de aumento das vendas durante a quaresma
05/03/2025 - Movimentação de fiéis promete ser intensa nesta Quarta-Feira de Cinzas
01/03/2025 - Atleta pará-minense conquista prêmio em categoria de Jiu Jitsu na cidade de Curitiba
28/02/2025 - Festa em Família: Praça Torquato de Almeida recebe Folia dos Fios Brancos