Segundo o Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com dados pré-pandemia, o Brasil é o quinto no ranking mundial de vítimas de trânsito. São 22 mortes por 100 mil habitantes e um terço delas é de motociclistas.
A campanha, que este ano completa 10 anos, tem como objetivo alertar e conscientizar a comunidade sobre a prevenção aos acidentes de trânsito por todo o Brasil.
A equipe de reportagem do JC Notícias foi às ruas de Pará de Minas ouvir a população sobre como eles avaliam a conduta de trânsito ao circular pela cidade. Para a moradora, Sindi Natali, falta atenção e sinalização por parte dos condutores de veículos:
Clique e ouça Sindi Natali
Dentre as causas da morte está o atropelamento, colisão de veículos, entre outros. Isso se deve a negligência de motoristas e somados a outros fatores contribuem para o aumento do número de mortes no trânsito. Para o motorista de táxi, Daliete Honório, o pedestre também deve se atentar ao trânsito:
Clique e ouça Daliete Honório
Segundo Marcos Vinícius, proprietário de uma autoescola em Pará de Minas, a educação é de muita importância para amenizar os problemas do trânsito na cidade:
Clique e ouça Marcos Vinícius
Obedecer, sempre, aos limites de velocidade, sinalizar ao fazer conversões, não mexer no telefone quando estiver dirigindo são pontos essenciais para um trânsito mais seguro e harmônico.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: JC Notícias
11/01/2023 - Mais de 750 títulos devem ser entregues em 2023 por meio do Reurb
11/01/2023 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2023/2024
11/01/2023 - Uso de agrotóxicos demanda atenção com o descarte correto e o meio ambiente
10/01/2023 - Chuvas das últimas semanas prejudicam plantações e aumentam preços nos sacolões