05/04/2024 às 08:00h
Quem pretende concorrer aos cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito nas Eleições Municipais de 2024, tem até este sábado (6) para se filiar a um partido político. Essa data limite é fixada pela legislação eleitoral e corresponde ao prazo de seis meses que antecede o primeiro turno do pleito, marcado para 6 de outubro.
O chefe do Cartório Eleitoral de Pará de Minas, Moisés Januário dá mais detalhes sobre esse prazo:
A filiação partidária é condição essencial para garantir a elegibilidade da candidata ou do candidato e está prevista na Constituição Federal (artigo 14). A legislação brasileira não permite a candidatura avulsa, sem que o candidato esteja vinculado a um partido político. Em Pará de Minas, os candidatos vão escolher entre os 20 partidos ativos no município para participarem do pleito, como confirma Moisés Januário:
Clique e ouça Moisés Januário
Pode se filiar a um partido a eleitora ou o eleitor que estiver em dia com seus direitos políticos. Para isso, é preciso estar com o título eleitoral regularizado. Em Pará de Minas, visando atender a população, o Cartório Eleitoral da cidade vai atuar com horário especial a partir do dia 15 de abril, como explica Moisés Januário:
Clique e ouça Moisés Januário
O dia 6 de abril é também a data limite para o registro de estatutos de partidos políticos e federações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que possam participar das Eleições de 2024. Já nesta sexta-feira (5), termina a chamada janela partidária, período em que vereadoras e vereadores podem trocar de legenda sem que percam o mandato.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
15/04/2024 - HNSC passa a contar com 10 novos leitos do CTI adulto
12/04/2024 - Venda do álcool líquido vai ser proibida, em todo o país, a partir do dia 30 de abril
12/04/2024 - Unidade 3 da academia Lipoqueima é inaugurada no bairro Senador Valadares
11/04/2024 - Caixa inicia contratação de financiamentos com FGTS Futuro
11/04/2024 - Reclamações de empréstimos indevidos na conta de idosos continuam chegando até o Procon