28/09/2023 às 09:56h
A Justiça Eleitoral vai apoiar o processo de escolha de membros do Conselho Tutelar em todo o território nacional, por meio da realização de eleição parametrizada. Regulado pela Resolução TSE nº 23.719/2023, o apoio prevê o empréstimo e a preparação de urnas eletrônicas, o treinamento das pessoas que vão compor as mesas receptoras de votos, a prestação de suporte técnico ao voto informatizado, a definição dos locais de votação e a cessão das listas de eleitores, mediante solicitação prévia dos municípios.
As eleições em todo o território nacional ocorrem no próximo domingo (1º). Em Pará de Minas, 28 candidatos concorrerão ao pleito e apenas 5 serão eleitos para um mandato de 2 anos.
Em entrevista ao Jornal da Cidade, Laudelina Ferreira, representante da comissão responsável pela eleição dos membros do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, explica sobre as eleições:
A representante da comissão ressalta ainda que os candidatos e seus fiscais devem respeitar os trâmites:
Clique e ouça Laudelina
A escolha dos conselheiros tutelares ocorre a cada 4 anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. O voto é sigiloso e facultativo.
Por: Kelvin Fernandes
Fotos: Espacial FM
03/02/2023 - Ascipam prepara mais uma edição da “Liquidaço”; saiba os dias e horários da promoção
02/02/2023 - Inácio Franco finaliza quarto mandato e anuncia verbas para Pará de Minas
02/02/2023 - Rede municipal de ensino se prepara para a volta às aulas na próxima semana
01/02/2023 - Corpo de Bombeiros faz alerta sobre engasgos de crianças
01/02/2023 - Tirar ou renovar a CNH fica mais caro a partir desta quarta-feira