Nos primeiros meses deste ano, houve aumento de 80% de casos de bronquiolite em crianças de 0 a 1 ano de idade em Pará de Minas. A situação liga o alerta, já que o estado de Minas Gerais registrou em 2022, vinte mortes por complicações da doença.
A bronquiolite é uma das principais causas de internação de crianças previamente saudáveis nessa faixa de idade, segundo informou a Fiocruz. Para o pediatra e coordenador do Programa Respirar Feliz, em Pará de Minas, Cláudio Geraldo, é importante reforçar os cuidados fundamentais na prevenção da bronquiolite nesta época do ano:
Clique e ouça Cláudio Geraldo
A fase em que é mais comum de se desenvolver esse tipo de doença é em bebês novos, podendo acarretar bronquiolite viral aguda e levar à morte. O pediatra também reforça que a atenção com os principais sintomas devem ser dobradas:
Clique e ouça Cláudio Geraldo
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece medicamentos utilizados no tratamento da bronquiolite. A prescrição depende do médico, que ao avaliar o quadro clínico do paciente, pode prescrever antibióticos, broncodilatadores e corticoides.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: JC Notícias
16/08/2024 - Saiba a importância da vacinação contra a febre amarela
16/08/2024 - Novo cemitério de Pará de Minas é inaugurado após mais de 3 anos em obras
15/08/2024 - Como está a sua visão na hora de dirigir um veículo ou conduzir uma moto?
15/08/2024 - OMS declara mpox como emergência em saúde pública global
15/08/2024 - Educação positiva; conheça a abordagem e saiba como colocar em prática
15/08/2024 - Recrutamento e seleção; mercado de trabalho aprimora metodologias de contratação
14/08/2024 - Ladrões invadem cemitério para furtar placas e peças de bronze