31/07/2023 às 08:00h
Durante os meses de seca, registrados no período de abril e outubro, se acende um alerta para a febre maculosa. A doença em Minas Gerais levou a óbito 5 pessoas até o dia 28 de julho, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.
O aparecimento de carrapatos nessa época e a convivência com capivaras no Parque do Bariri, em Pará de Minas é esclarecido por especialistas no assunto em Pará de Minas.
Clique e ouça José Hermano
A febre maculosa já é conhecida em Minas Gerais, isso porque, nessa época do ano é quando o carrapato-estrela, principal vetor da doença, se reproduz com maior intensidade.
Clique e ouça Maria de Lourdes
Ainda segundo a profissional de saúde, é necessário a procura por atendimento médico em caso de sintomas. Maria de Lourdes ainda analisa o cenário epidemiológico da doença em Pará de Minas:
Clique e ouça Maria de Lourdes
Para evitar a contaminação, há a opção de usar repelentes e alguns talcos à base de enxofre. No caso de pegar muitos carrapatos, o indicado é tomar banho com o sabonete em barra de enxofre. Além disso, é importante lembrar que, para remover o carrapato, o ideal é não puxar, mas sim, fazer com que ele se solte da pele, ou através do uso de repelentes.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
13/06/2024 - Evento de Skate e BMX movimenta Pará de Minas neste fim de semana
13/06/2024 - CEMIG cria duas linhas telefônicas exclusivas para atendimento a áreas ruais do estado
13/06/2024 - Casos de violência contra a mulher em 2024 apontam necessidade de maior proteção
13/06/2024 - Pará-minense é destaque em torneio continental de Mountain Bike
13/06/2024 - Ouvinte ganha IPHONE 14 na promoção do Dia dos Namorados da Espacial FM
13/06/2024 - APAE realiza tradicional Bazar beneficente neste fim de semana
13/06/2024 - Igreja se prepara para a tradicional festa de Santo Antônio, nesta quinta-feira