Capa da Página Casos de febre maculosa aumentam no período de seca e especialistas comentam a situação em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

31/07/2023 às 08:00h

Casos de febre maculosa aumentam no período de seca e especialistas comentam a situação em Pará de Minas

Facebook

Durante os meses de seca, registrados no período de abril e outubro, se acende um alerta para a febre maculosa. A doença em Minas Gerais levou a óbito 5 pessoas até o dia 28 de julho, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.

O aparecimento de carrapatos nessa época e a convivência com capivaras no Parque do Bariri, em Pará de Minas é esclarecido por especialistas no assunto em Pará de Minas.

Em conversa com o Jornal da Cidade, José Hermano de Oliveira Franco, secretário municipal de meio ambiente, fala sobre a infestação do carrapato em parques de Pará de Minas:

Clique e ouça José Hermano

A febre maculosa já é conhecida em Minas Gerais, isso porque, nessa época do ano é quando o carrapato-estrela, principal vetor da doença, se reproduz com maior intensidade.

A referência técnica da Vigilância Epidemiológica de Pará de Minas, Maria de Lourdes Liguori fala sobre os sintomas da doença:

Clique e ouça Maria de Lourdes

Ainda segundo a profissional de saúde, é necessário a procura por atendimento médico em caso de sintomas. Maria de Lourdes ainda analisa o cenário epidemiológico da doença em Pará de Minas:

Clique e ouça Maria de Lourdes

Para evitar a contaminação, há a opção de usar repelentes e alguns talcos à base de enxofre. No caso de pegar muitos carrapatos, o indicado é tomar banho com o sabonete em barra de enxofre. Além disso, é importante lembrar que, para remover o carrapato, o ideal é não puxar, mas sim, fazer com que ele se solte da pele, ou através do uso de repelentes.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: