Um a cada cinco bebês que nascem no Brasil é filho de mãe adolescente. Por ano, são aproximadamente 400 mil casos, de acordo com o Ministério da Saúde, gerando impactos na evasão escolar, saúde e mercado de trabalho para as mães.
Em Pará de Minas, foram registrados 231 partos nos dois primeiros meses deste ano, sendo 10 nascidos de mães ainda adolescentes. Sobre o assunto, a reportagem do JC Notícias conversou com Alessandra Cristina de Oliveira, supervisora do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), a qual confirma o aumento dos casos de gravidez na adolescência na cidade:
Clique e ouça Alessandra Cristina
A orientadora Social Nádia Silveira comenta sobre os atendimentos realizados no CRAS do bairro Walter Martins, para adolescentes que são mães ou grávidas e que em muitas das vezes não sabem dos seus direitos:
Clique e ouça Nádia Silveira
Clique e ouça Fernanda Faria
A gravidez na adolescência pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e do filho. Muitas mães abandonam os estudos para cuidar da criança, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares.
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e o Projeto Criança Feliz, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social atendem grávidas e mães puérperas com o objetivo de apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Por:
Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
23/09/2024 - Eleições 2024: entrevista com a candidata a prefeita Ana Paula Couto
23/09/2024 - Primavera é época de cuidados redobrados com a saúde dos olhos
23/09/2024 - Preço da gasolina cai em BH e litro é encontrado a menos de R$ 6
20/09/2024 - Baixa adesão do público marca segundo dia de shows no Chicão
20/09/2024 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
20/09/2024 - Início da primavera é marcada pelo consumo de frutas e oportunidade de investir