11/09/2024 às 07:36h
As queimadas estão se intensificando e prejudicando cada vez mais o fornecimento de energia elétrica no estado, além de causar danos à flora e à fauna. Demétrio Aguiar, engenheiro de sustentabilidade da Cemig, fala sobre algumas situações que podem provocar incêndios na vegetação:
Clique e ouça Demétrio Aguiar
De acordo com levantamento da Cemig, em julho e agosto, mais de 160 mil unidades consumidoras tiveram o serviço interrompido pelas queimadas. Esse número é mais de três vezes superior ao de clientes interrompidos no primeiro semestre deste ano, quando os incêndios provocaram falta de energia para pouco mais de 45 mil consumidores, como destaca Demétrio Aguiar:
Clique e ouça Demétrio Aguiar
As chamas danificaram equipamentos – como postes, cabos e torres – e tornaram o restabelecimento do serviço mais demorado, o que vem trazendo transtornos para os clientes das distribuidoras. Além disso, o alto volume de fumaça pode trazer sérios danos à saúde, principalmente nesta época do ano em que doenças respiratórias são mais comuns. Por isso, a importância de se conscientizar dos impactos causados dessas ações, pensar de forma coletiva e evitar dar início a focos de incêndio.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
19/09/2023 - Seguro de vida é reivindicado pela categoria de caminhoneiros em Minas Gerais
19/09/2023 - Desfile Cívico em comemoração aos 164 anos de Pará de Minas será realizado nesta quarta
19/09/2023 - Semana Empresarial da Ascipam chega a sua 24ª edição
19/09/2023 - Artistas pará-minenses falam do teatro como agente transformador social
18/09/2023 - Festa do Frango e do Suíno se encerra com a expectativa da volta de Gusttavo Lima