03/06/2024 às 07:25h
Junho está chegando e a população mineira já começa a se preparar para uma das festividades mais populares do Brasil, a festa junina. E para que a diversão não seja prejudicada com nenhum acidente envolvendo energia elétrica, Companhia do Estado de Minas Gerais (Cemig) alerta sobre os cuidados a serem tomados na instalação de todos os tipos de enfeites e ornamentos, além de outras práticas típicas desses eventos.
É importante ter atenção na hora de fazer essas instalações, seja nas ruas escolas ou residências, alerta Cesar Souza, técnico de Segurança do Trabalho da Cemig. Ele orienta que todos os enfeites devem ser bem afixados em locais apropriados, de forma que, em caso de tempestade ou ventania, não venham a tocar ou cair sobre os fios da rede elétrica:
Clique e ouça César Souza
O especialista também faz um alerta sobre as fogueiras, típicas dessas festividades, principalmente nas cidades mais frias, onde a prática é utilizada não só para deixar a festa mais bonita, mas também como forma de aquecer a quem estiver próximo:
Clique e ouça César Souza
A Cemig também alerta que fogos de artifício são potencialmente perigosos se forem projetados contra as redes elétricas.
A companhia esclarece ainda que festas em praças e ruas que necessitam de energia elétrica para alimentar barracas, sistemas de iluminação e som, é necessário que os organizadores solicitem com antecedência mínima de 48 horas uma ligação provisória junto à Cemig.
Em caso de ocorrência com a rede elétrica externa, basta ligar imediatamente para a Cemig no telefone 116 ou acionar a empresa pelo WhatsApp: (31) 3506-1160.
Com informações da Agência Minas
Fotos: Arquivo Espacial FM
12/12/2023 - Especialistas comentam os impactos do crescimento urbano no meio ambiente
11/12/2023 - Pará-minenses comentam sobre o prêmio da Mega-Sena da Virada deste ano
07/12/2023 - Exposição de presépio de fim de ano movimenta Estação Cultural
07/12/2023 - Bombeiros fazem simulado de evacuação em escola de Pará de Minas
07/12/2023 - Confira o que abre e fecha no feriado de Nossa Senhora da Conceição, em Pará de Minas