O agronegócio emprega milhares de pessoas e envolve o uso cada vez mais intenso de implementos agrícolas. É justamente pela importância desta atividade econômica que a Cemig reforça o alerta para produtores rurais, operadores de equipamentos e fazendeiros sobre cuidados para evitar acidentes com a energia elétrica. Os riscos aumentam onde há uso de máquinas de grande porte, como colheitadeiras de café e de grãos, que chegam a atingir vários metros de altura, e podem tocar os fios da rede.
De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel, o Brasil registrou 90 acidentes na área rural em 2022, sendo 62 por choque elétrico, que resultaram em 54 mortes. Somente no mês de janeiro deste ano, 10 agricultores ou trabalhadores rurais perderam a vida em acidentes com a energia elétrica. A principal causa das fatalidades registradas é o manuseio inadequado de bombas d'água e de implementos agrícolas.
Cercas elétricas energizadas de forma incorreta e máquinas usadas na área rural que apresentam fuga de corrente também são fatores que contribuem para os acidentes. Por isso, as pessoas devem ficar atentas a prevenção de acidentes, como destaca Marcos Alcides Pereira de Lima, técnico de segurança da Cemig, que repassa algumas importantes dicas:
Clique e ouça Marcos Alcides
Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193. Já para tirar dúvidas na CEMIG, ligue 116.
Por: Kelvin Fernandes/Comunicação CEMIG
Fotos: Espacial FM
23/06/2023 - Exame toxicológico para motoristas de ônibus e caminhão tem novo prazo
22/06/2023 - Novena abre programação da festa do padroeiro na Paróquia de São Pedro
22/06/2023 - Cerca de 18 mil pará-minenses estão com o nome negativado
21/06/2023 - Especialista fala dos desafios na produção de queijo em Minas Gerais
21/06/2023 - Sindicato dos Comerciários de Pará de Minas anuncia reajuste salarial da categoria