Entrar numa loja e ser parado por um vendedor oferecendo cartão de crédito ou uma compra é uma situação que boa parte da população de Pará de Minas já presenciou.
Comprar uma roupa aqui, um eletrodoméstico ali, fazer empréstimos e financiar algum imóvel. É assim que começa, e quando menos se espera, o nome cai na zona de perigo: o SPC e Serasa. Levantamento realizado pela CDL de Pará de Minas aponta que o município tem cerca de 18 mil pessoas negativadas.
Em conversa com o JC Notícias, Kefferson Jardim, presidente da CDL de Pará de Minas fez um balanço dos números na cidade:
Clique e ouça Kefferson Jardim
De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, 46% dos brasileiros com idade entre 25 e 29 anos têm dívidas em atraso e estão inadimplentes. Do total de consumidores endividados, 86,8% têm dívidas no cartão de crédito e 9% com crédito pessoal. Kefferson Jardim ainda fez uma análise do atual cenário que o país vive:
Clique e ouça Kefferson Jardim
Um dado recente, divulgado pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, revelou que as famílias brasileiras com dívidas chegaram a 78,3% nos últimos meses. Segundo Kefferson Jardim, esse número vem aumentando também na cidade de Pará de Minas:
Clique e ouça Kefferson Jardim
Ainda segundo a pesquisa, do total de consumidores endividados, 86,8% têm dívidas no cartão de crédito e 9% com crédito pessoal.
O uso dessa modalidade de crédito é o maior em um ano, enquanto o do crédito pessoal supera os últimos seis meses.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
24/06/2024 - Caminhonete de empresa de Pará de Minas capota na BR-352
21/06/2024 - Feira do Produtor foi o tema desta sexta do comentário
21/06/2024 - Imposto de Renda: 2° lote de restituição terá consulta liberada nesta sexta
21/06/2024 - Águas de Pará de Minas é referência em ações de preservação do meio ambiente!
20/06/2024 - Doenças respiratórias e os cuidados nesta época do ano
20/06/2024 - Especialista fala sobre os desafios para combater a violência contra a pessoa idosa
20/06/2024 - CCJ do Senado aprova projeto que pode legalizar bingos, cassinos e o jogo do bicho