O verão se inicia nesta sexta-feira (22), e com ele os cuidados com a exposição ao sol devem ser redobrados. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo da doença é o mais frequente no país.
Sendo responsável por 30% dos tumores malignos registrados, um comportamento simples, como o uso do filtro solar, protege a pele dos raios UVA e UVB.
Nas ruas da cidade, nossa reportagem pode constatar que os pará-minenses não deixam de fazer o uso do filtro solar:
Clique e ouça POVO FALA
Neste mês. há a campanha Dezembro Laranja, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de pele. Juliana Kida, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ressalta esses cuidados, que devem ser redobrados no verão:
Clique e ouça Juliana Kida
Trabalhadores do campo, produtores de hortaliças, também devem se atentar aos perigos da exposição ao sol. Juliana ainda comenta sobre as pessoas que têm pouco ou não tem cabelo:
Clique e ouça Juliana Kida
Mais de 40 pessoas foram diagnosticadas com câncer de pele em Pará de Minas, nos últimos dois anos. Ao entrar em piscinas, cachoeiras, lagos, faça sempre o uso do filtro solar, e caso percebam alguma pinta suspeita ou ferida que não cicatriza, é fundamental buscar ajuda médica.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM