10/01/2023 às 07:46h
Quem foi ao sacolão nas últimas semanas para comprar verduras, legumes e frutas notou que o preço destes produtos está ainda mais alto, mas, em contrapartida, a qualidade dos alimentos é mais baixa.
O intenso volume de chuva que atinge Minas Gerais, desde o fim de dezembro de 2022 inundou plantações e fechou estradas, dificultando a colheita, transporte e distribuição das mercadorias. O resultado é um aumento no preço de produtos.
Nos estabelecimentos, o fruto é ofertado com dificuldade, segundo os comerciantes, que vem se desdobrando para tentar oferecer qualidade dos produtos e repassar preços mais baixos, apesar de comprarem caro, como explica Marcelo Gomes da Silva, proprietário de um sacolão no centro de Pará de Minas.
Clique e ouça Marcelo Gomes
Marcelo cita outros legumes e frutas que tiveram aumento devido ao volume de chuvas das últimas semanas:
Clique e ouça Marcelo Gomes
O comerciante ressalta que infelizmente o aumento dos preços tem que ser repassados aos consumidores para evitar prejuízos, porém ele explica que em alguns produtos ele tenta equilibrar o preço para favorecer o cliente:
Clique e ouça Marcelo Gomes
Para economizar na hora de fazer o sacolão, economistas orientam os consumidores a ficarem atentos às promoções e tentar substituir produtos mais caros pelos mais baratos nas gôndolas.
Por Sérgio Viana
Fotos: Espacial FM
25/03/2025 - Espaços para o desenvolvimento infantil: empreendedora fala dos desafios na educação
25/03/2025 - Transporte público segue como uma das maiores queixas do cidadão pará-minense
24/03/2025 - Situação do transporte por aplicativo em Pará de Minas
24/03/2025 - Especialista fala sobre a busca pelas psicoterapias entre os homens
24/03/2025 - Demandas pelos serviços da Ouvidoria Municipal seguem a todo vapor
21/03/2025 - Instituto Padre Libério lança campanha de arrecadações de chocolates