Pedalar em Pará de Minas apresenta vários desafios, como falta de espaços em vias que pode comprometer a segurança do cidadão. Para além disso, a mudança no tempo é outro fator que influência no comportamento dos ciclistas. Afinal, quem arrisca encarar uma chuva ou um sol escaldante?
No entanto, isso não deve desanimar, porque pedalar é uma das práticas mais saudáveis para a mente e o corpo, tanto se pedalamos por lazer ou esporte. A exemplo disso está um morador da cidade que conversou com nossa reportagem. Mesmo com as temperaturas elevadas, ele atravessa Pará de Minas de ponta a ponta numa monark:
Clique e ouça Povo fala
Outro desafio em Pará de Minas é enfrentar o alto-relevo em alguns pontos da cidade, como na Avenida Ovídio Abreu, Ronaldo de Castro Alves e Presidente Vargas. Fato que não desanima o ciclista Victor Hugo, morador do bairro São Francisco, mesmo em meio aos desafios:
Clique e ouça Victor Hugo
A relação dos ciclistas com os condutores de veículos também é um fatos a ser considerado. Pará de Minas não possui corredor para bicicletas, então passar pelos locais mais movimentados da cidade exige atenção, é o que reforça a especialista em trânsito, a Raquel Cristina:
Clique e ouça Raquel Cristina
A prática do ciclismo pode ficar ainda mais saudável quando todos os cidadãos obedecem as normas e placas educativas nas ruas, contribuindo para um trânsito menos violento nas cidades.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: JC Notícias
09/09/2024 - Calor faz crescer busca por ares-condicionados e ventiladores
09/09/2024 - Governo Mineiro lança ferramenta digital para facilitar pagamento do IPVA
06/09/2024 - Como estão os níveis dos reservatórios de água depois de mais de 100 dias de estiagem
06/09/2024 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
06/09/2024 - Eugênio Diniz assumirá 5º mandato a frente do Sindicato Rural de Pará de Minas
06/09/2024 - Alfabetização; o primeiro passo para uma educação de qualidade
06/09/2024 - Saiba o que abre e fecha no feriado de 7 de setembro
05/09/2024 - Próxima edição do projeto Quinta no Museu celebrará Guardas de Congo