Capa da Página Com alta de casos, Vigilância Ambiental chama atenção para o combate a Dengue em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

15/01/2024 às 07:29h

Com alta de casos, Vigilância Ambiental chama atenção para o combate a Dengue em Pará de Minas

Facebook

Pará de Minas registrou 1.154 casos confirmados de Dengue em 2023. Segundo dados da Vigilância em Saúde no Estado, esse número chama atenção.

Se comparado com o ano de 2022, esses dadossão ainda maiores, já que foram registrados apenas 15 casos de dengue na cidade. Os reflexos dessa situação foi comentada pelo Coordenador da Vigilância Ambiental ao Jornal da Cidade:

Clique e ouça Adailton Moreira

Adailton Moreira cobra da população consciência e mais atenção com recipientes que possam ser local para reprodução do mosquito. Ele ainda fala do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (LIRAa) que apontou que a situação é mais agravante nos bairros Grão Pará, Santos Dumont, Padre Libério, São Pedro, Recanto da Lagoa, JK e São Francisco:

Clique e ouça Adailton Moreira

A vacinação contra a doença já teve início em alguns estados pelo país. Mas, ainda não se sabe quando ela será iniciada em Pará de Minas, é o que afirma a responsável pelo Setor de Imunização do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Juliana Viana:

Clique e ouça Juliana Viana

A dengue é uma doença viral e na maioria das vezes os casos registrados são considerados leves, mas a ocorrência de uma segunda infecção por outro sorotipo pode levar a situações mais graves. O imunizante tem o objetivo de evitar o agravamento no estado clínico de pacientes com dengue. O Ministério da Saúde deve se reunir nos próximosdias para definir como será o calendário de vacinação e os grupos prioritários para receber a vacina a partir de fevereiro.

Por Kelvin Fernandes

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: