Neste domingo (16), foi comemorado o Dia do Comerciante. Mas será que existem motivos para comemorar a data? Levantamento feito pelo Jornal da Cidade aponta que em 2023, o volume de vendas no comércio varejista ampliado, apresentou um aumento maior que 1,7% de janeiro a junho. Já uma pesquisa da Fecomércio aponta que houve uma crescente de 0,1% nas vendas até o momento, mas, por sua vez, sinalizou uma queda de 0,5% no volume vendido.
Em Pará de Minas, são cerca de 2.066 empresas só do ramo de comércio varejista, incluindo os supermercados e hipermercados. A cidade conta com 2502 CNPJs.
Com maior número, as empresas do ramo de artigos para vestuários e acessórios somam 727 e movimentam grande parte da economia local. Em conversa com o JC Notícias, Misael José Misael de Almeida destaca que para sobreviver nos negócios é preciso muita dedicação:
Clique e ouça Misael Lopes
Em Minas Gerais até o momento, o setor que apresentou maior destaque foi o de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (11,7%). Em contrapartida, a atividade com menor peso, tanto em nível estadual, quanto em nível nacional é a de tecidos, vestuário e calçados. Para Misael Lopes, os reflexos da pandemia ainda afetam o comércio e mercado de trabalho:
Clique e ouça Misael Lopes
Clique e ouça Evandro Oliveira
A Associação dos Comerciantes de Pará de Minas, visando estimular o investimento da população no mercado local, lançou a campanha "Pará de Minas tem de tudo. Compre aqui São faixas espalhadas pela cidade com intuito de valorizar o comércio local
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
10/02/2024 - Advogado explica sobre caso de mulher que foi acusada de golpe por valor da maquiagem
09/02/2024 - Movimentação nas estradas e rodoviária para o carnaval
08/02/2024 - Nutricionista orienta quanto ao risco do consumo de energéticos no carnaval
08/02/2024 - Secretaria de Fazenda faz balanço parcial do IPVA pago em 2024
08/02/2024 - Em assembleia geral Sicoob Credirural apresenta números positivos do fechamento de 2023
07/02/2024 - Advogada explica sobre as folgas de carnaval; sou obrigado a trabalhar?