08/09/2023 às 08:06h
Enquanto o consumo de proteína bovina caiu, a carne de frango só cresceu na mesa do brasileiro, atingindo 45 quilos por habitantes ao ano. Acompanhando essa crescente, a suína também passou a ser procurada e ser uma opção nos pratos. Nos açougues de Pará de Minas, consumidores comentaram a respeito dessas mudanças para nossa equipe de reportagem:
Clique e ouça Povo
Segundo pesquisa realizada recentemente pelo site Consultoria Agro – Conhecimento Setorial em Agronegócio, o aumento da pobreza no país, o encarecimento do produto, a queda na renda e mudanças culturais em curso são apontados como motivos para a redução do consumo da carne vermelha.
Pará de Minas foi pontada como um dos principais polos produtivos do segmento da avicultura em Minas Gerais e no Brasil. Para falar acerca da representatividade na economia local, conversamos com Marcelo Amaral Franco, Diretor-presidente da Cogran:
Clique e ouça Marcelo Amaral
Pará de Minas foi reconhecida pelo Governo de Minas como um Arranjo Produtivo Local (APL). Na cidade, cerca de 60% do PIB vem do agronegócio, sendo que a mesma produz 10% do suíno do Estado e 21%, do frango. Marcelo Amaral ainda em conversa com nossa equipe de reportagem comenta sobre esse triunfo:
Clique e ouça Marcelo Amaral Franco
Cerca de 40% da mão de obra empregada na avicultura de Minas está em Pará de Minas Esse reconhecimento dessa atribuição é preciso seguir a política de APLs, como: Adequação das políticas às características arranjo; do setor econômico; evolução competitiva; integração das políticas públicas para o desenvolvimento de Minas e identificação de demandas específicas de cada APL.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Reprodução Cogran Pará de Minas