O Corpo de Bombeiros faz o alerta com relação a engasgos que podem acontecer tanto em crianças quanto em adolescentes, que em geral, são provocados por alimentos ingeridos em tamanhos inadequados para idade ou até com objetos pequenos que são engolidos por descuido.
Infelizmente, muitas pessoas ainda não sabem lidar com esse tipo de acidente comum em casa, que em algumas vezes pode levar a pessoa a morte, principalmente crianças.
Conforme foi divulgado no Noticiário Policial do Jornal da Cidade, nessa terça-feira (31), um recém-nascido de apenas de 20 dias, que estava com asfixia por engasgamento foi salvo pela Polícia Militar (PM), durante o último fim de semana, na cidade de Nova Serrana. A criança chegou a ficar com a face roxa e os pais não sabiam como socorrê-la.
Felizmente, o bebê voltou a respirar, sendo conduzido para o hospital, onde foi prontamente atendido pela equipe médica. A criança somente não morreu em razão da conduta rápida dos policiais.
Diante desse perigo que pode ocorrer com qualquer família, nossa reportagem procurou o Corpo de Bombeiros, em busca de orientações para evitar os engasgos em crianças. Em entrevista, tenente Thiago Boaventura, comandante da 2ª Companhia repassa algumas dicas importantes:
Clique e ouça Tenente Boaventura
Caso ocorra o engasgo, existem técnicas adequadas de primeiras socorros para solucionar o problema. Diante dessa situação, o ideal é ligar para o Corpo de Bombeiros, que inclusive, até por telefone já salvou a vida de muitas crianças, como confirma tenente Boaventura:
Clique e ouça Tenente Boaventura
Lembrando que o número do Corpo de Bombeiros é o 193. O SAMU também pode ser acionado pelo 192.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
04/01/2024 - Nova Carteira de Identidade Nacional já está sendo emitida em todo o estado
04/01/2024 - Defesa Civil reforça importância do cadastro para receber alertas meteorológicos
04/01/2024 - Saiba como está o andamento das obras do Santuário de Nossa Senhora da Piedade
03/01/2024 - Secretaria de Fazenda de Minas Gerais libera pagamento do IPVA 2024
03/01/2024 - Verão aumenta incidência de animais peçonhentos, como escorpiões e cobras
03/01/2024 - Pará-minenses buscam expandir seus negócios fora do estado