05/01/2023 às 08:39h
Tão aguardada pelas crianças, as férias escolares podem trazer uma pitada extra de preocupação aos pais, tios, avós ou responsáveis pelos pequenos nesses dias — não importa se dentro de casa, em passeios, viagem com a família ou uma temporada na residência de parentes. Quando falamos da criançada, todo cuidado nunca é demais.
Por isso, durante as férias escolares, dicas de segurança são muito bem-vindas. Pais ou responsáveis precisam ficar atentos com tudo que pode, e de alguma forma, chamar a atenção dos pequenos. As maiores preocupações são com relação as quinas de móveis, altura das janelas, queimaduras em cozinhas, afogamentos em piscinas, baldes ou banheiras.
Em entrevista ao JC Notícias, tenente Thiago Boaventura comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, orienta como evitar os acidentes domésticos com as crianças:
Clique e ouça Tenente Boaventura
Para quem mora ou visita apartamentos em prédios, Tenente Boaventura também faz o alerta. Recentemente, por exemplo, uma criança de 9 anos caiu do 13º andar de um prédio em Sabará, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte:
Clique e ouça Tenente Boaventura
Entre outros cuidados que os responsáveis devem ter, também fica o alerta com relação a asfixia das crianças, seja com ingestão de brinquedos ou alimentos. Em caso de acidentes, o cidadão deve acionar imediatamente o telefone do Corpo de Bombeiros que é o 193.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
30/01/2024 - Ensino médio: Pé-de-Meia dará R$ 2 mil por ano a alunos de baixa renda
30/01/2024 - Primeiro LIRAa de 2024 aponta alto risco de epidemia de dengue em Pará de Minas
29/01/2024 - Carnaval 2024: Crime de importunação sexual e riscos do uso de drogas
29/01/2024 - Comércio já está preparado para a procura de fantasias e adereços de Carnaval
29/01/2024 - Dia Internacional da Proteção de Dados é celebrada com grandes avanços no Brasil
27/01/2024 - Hemominas convoca população a doar sangue antes da folia de Carnaval