05/01/2023 às 08:39h
Tão aguardada pelas crianças, as férias escolares podem trazer uma pitada extra de preocupação aos pais, tios, avós ou responsáveis pelos pequenos nesses dias — não importa se dentro de casa, em passeios, viagem com a família ou uma temporada na residência de parentes. Quando falamos da criançada, todo cuidado nunca é demais.
Por isso, durante as férias escolares, dicas de segurança são muito bem-vindas. Pais ou responsáveis precisam ficar atentos com tudo que pode, e de alguma forma, chamar a atenção dos pequenos. As maiores preocupações são com relação as quinas de móveis, altura das janelas, queimaduras em cozinhas, afogamentos em piscinas, baldes ou banheiras.
Em entrevista ao JC Notícias, tenente Thiago Boaventura comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, orienta como evitar os acidentes domésticos com as crianças:
Clique e ouça Tenente Boaventura
Para quem mora ou visita apartamentos em prédios, Tenente Boaventura também faz o alerta. Recentemente, por exemplo, uma criança de 9 anos caiu do 13º andar de um prédio em Sabará, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte:
Clique e ouça Tenente Boaventura
Entre outros cuidados que os responsáveis devem ter, também fica o alerta com relação a asfixia das crianças, seja com ingestão de brinquedos ou alimentos. Em caso de acidentes, o cidadão deve acionar imediatamente o telefone do Corpo de Bombeiros que é o 193.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
01/02/2023 - Tirar ou renovar a CNH fica mais caro a partir desta quarta-feira
01/02/2023 - Projeto que institui Banco de Rações em Pará de Minas é aprovado na Câmara
31/01/2023 - MEC divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies
31/01/2023 - Saiba como acertar na hora de comprar um colchão novo
31/01/2023 - Minas Gerais alcança 97% de cobertura vacinal contra a Febre Aftosa