15/12/2023 às 09:05h
Um descuido pequeno na cozinha pode virar um pesadelo. Panelas no fogo para um jantar perfeito podem ter um gosto amargo se a atenção não for total na hora do preparo. O incêndio que tem seu princípio em óleo quente é um tipo de acidente bem comum em ambientes domésticos. E nesses casos, a principal regra é: nunca jogue água por cima.
O Brasil tem 262.087 incêndios por ano, o que equivale a 718 por dia, segundo dados oficiais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Segundo dados do Corpo de Bombeiros, os principais causadores de incêndios residências são curto circuito na rede elétrica e má instalação do bujão de gás.
Sargento Gustavo Oliveira, militar do Corpo de Bombeiros de Minas Gerias dá informações sobre o que fazer nestas situações:
Clique e ouça Sargento Oliveira
O militar explica ainda sobre o vazamento de gás de cozinha (GLP):
Clique e ouça Sargento Oliveira
O que fazer em caso de incêndio em óleo:
Antes de qualquer coisa é preciso manter a calma. Sendo possível, desligue o gás que alimenta aquela chama e se afaste. Se tiver uma tampa de panela, use-a para cobri-la; Caso não tenha como tampar, molhe um pano, retire o excesso de água e coloque por cima. Ele extinguirá o fogo por abafamento; Se tiver um extintor, utilize da forma correta; Mantenha as portas e janelas abertas para ventilar o local, pois toda fumaça é tóxica.
Caso não se sinta seguro ou o incêndio saia de controle, tire todas as pessoas de casa e acione o Corpo de Bombeiros através do 193.
Por: Kelvin Fernandes
Fotos: Espacial FM
21/03/2024 - Procon orienta consumidores sobre a compra de ovos de Páscoa
20/03/2024 - Mais uma morte por suspeita de dengue é investigada em Pará de Minas
20/03/2024 - Começa nesta quarta-feira o outono; saiba como fica a temperatura em nossa região
19/03/2024 - Superendividamento – você se encontra nesta situação?
19/03/2024 - ‘Ascipam Digital’ e Banco de dados Inteligente serão lançados na próxima quinta-feira