Os empréstimos consignados, concedidos sem solicitação ou autorização, seguem sendo um dos principais alvos de reclamações por parte de aposentados e pensionistas. Os dados são apresentados pelo Procon, que alerta para possíveis medidas a serem tomadas.
Alguns consumidores costumam ser surpreendidos com depósitos em contas, ou descontos em folhas, relativos a valores disponibilizados por determinado banco a título de empréstimos consignados, ou seja, parcelas descontadas no benefício previdenciário do aposentado ou pensionista.
Ao contatar o Banco, os beneficiados têm tido dificuldade de solucionar o problema, daí procuram o Procon, como confirma Bruno Soares de Souza, coordenador do órgão em Pará de Minas, que orienta a população:
Clique e ouça Bruno Soares de Souza
A prática ilegal ocorre em todo o Brasil e os órgãos de defesa do consumidor têm lutado para coibir o abuso. Medidas estão sendo tomadas por diversos órgãos. Em Pará de Minas, já existem várias reclamações a respeito, como confirma Bruno Souza:
Clique e ouça Bruno Soares de Souza
O Procon de Pará de Minas funciona na Rua Sacramento, 317, centro. Mais informações pelos telefones: 3231-9292 e 3231-9226.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
09/01/2025 - Liquidaço: Ascipam promove três dias de promoção no comércio pará-minense
09/01/2025 - Entidades reforçam alerta com a chegada de chuvas mais intensas nos próximos dias
09/01/2025 - Solenidade marca apresentação de nova gestão da Guarda Civil Municipal
08/01/2025 - Uso abusivo de ansiolíticos ascende alerta para os cuidados com a saúde mental
08/01/2025 - Compra da sorte Digital; Ascipam entrega premiações da última etapa de 2024
08/01/2025 - Chuvas causam quedas de árvores e postes em Ascensão
08/01/2025 - Combate à Dengue: Secretaria Municipal de Saúde começa primeiras ações do ano
07/01/2025 - Período de férias resgata brincadeiras em espaços públicos e tira crianças das telas
07/01/2025 - Campanha “Troco Solidário” contempla importante projeto social em Pará de Minas
07/01/2025 - Uso de aparelho telefônico no voltante é questão de saúde, avaliam especialistas