07/06/2024 às 07:40h
O crédito de carbono é um dos mecanismos mais importantes e eficazes na luta global contra as mudanças climáticas. Este sistema permite que empresas, governos e indivíduos compensem suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) investindo em projetos que reduzem ou removam essas emissões em outras partes do mundo.
Créditos de carbono representam uma tonelada de dióxido de carbono (CO₂) que foi removida da atmosfera ou evitada através de atividades que reduzem as emissões. Eles são parte de um mercado voluntário ou regulado, onde as entidades podem comprar e vender créditos para compensar suas emissões.
Em entrevista, Rita Ferrão, Presidente da Abcarbon (Associação Brasileira de Crédito de Carbono), também desenvolvedora do primeiro software no mundo que utiliza Inteligência Artificial para medição em tempo real das emissões de crédito de carbono, falou sobre as estratégias para a redução do carbono:
Clique e ouça Rita Ferrão
A Empresária que é do Rio Grande do Sul esteve em Pará de Minas recentemente. Ela destacou o quanto a troca de conhecimento pode ajudar neste sentido:
Clique e ouça Rita Ferrão
A venda de créditos de carbono proporciona financiamento para projetos que de outra forma poderiam não ser viáveis, como iniciativas de conservação florestal e desenvolvimento de tecnologias limpas.
Por: Kelvin Fernandes
Fotos: Espacial FM
27/08/2024 - Baixa na procura por atendimento médico entre homens preocupa saúde pública
27/08/2024 - Redação do Enem; desempenho será fundamental para ingressar no ensino superior
26/08/2024 - Três milhões de carros estão com licenciamento atrasados em MG
26/08/2024 - Inscrições para Fies do 2º semestre terminam nesta terça
26/08/2024 - Técnica e cores; Escola de Artes e Ofícios Sica lançará quarta exposição do ano
26/08/2024 - Eleições 2024: candidatos vão ter que agradar eleitorado mais exigente
26/08/2024 - Inverno é marcado por alta nas temperaturas e alerta sobre baixa umidade do ar
26/08/2024 - Cartão de crédito: portabilidade pode ajudar a sair do sinal vermelho na economia