23/08/2023 às 08:00h
A Força-Tarefa Previncêndio, esforço que une diversas instituições para monitorar e combater os incêndios florestais em Minas, sob a coordenação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), já realizou, sua 4ª reunião ordinária em 2023.
Durante o encontro foram apresentadas e discutidas as principais medidas que estão sendo tomadas no estado, no período crítico de ocorrência de incêndios florestais, entre julho e outubro. O calendário prevê reuniões mensais do grupo de trabalho até o fim do ano. Segundo estimativa do IEF, cerca de 97% das queimadas são decorrentes de ação humana.
Em Pará de Minas, pontos de fumaça são frequentemente observados em áreas de mata. Nos últimos dias, um incêndio quase atingiu um hangar no aeroclube da cidade e deixou funcionários preocupados, além de moradores próximos do aeroporto municipal. Graças ao trabalho rápido dos bombeiros os estragos maiores não aconteceram.
O gerente de Prevenção e Combate a Incêndios do IEF, Rodrigo Bueno Belo detalha o andamento do Programa Minas Contra o Fogo:
Clique e ouça Rodrigo Bueno Belo
Gustavo Oliveira, sargento do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas explica quais as medidas estão sendo preparadas pela corporação:
Clique e ouça Gustavo Oliveira
O militar ressalta que essa prática é crime:
Clique e ouça Gustavo Oliveira
Falando a nível global, os incêndios florestais no Havaí, nos últimos dias, estão entre os mais mortais do século 21. Mais de 100 pessoas morreram devido aos desastres.
Por: Kelvin Fernandes
Fotos: Arquivos JC
31/07/2023 - Senai anuncia novos cursos técnicos na unidade em Pará de Minas
31/07/2023 - Saiba porque as casas estão sendo construídas cada vez menores
28/07/2023 - Jipeiros vão animar o sábado em Onça do Pitangui
28/07/2023 - Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina na próxima segunda
27/07/2023 - 4ª edição do Sarau Livre Vozes Poéticas será realizada no Centro Literário Pedro Nestor
27/07/2023 - CEMIG promove concurso sobre segurança no uso da eletricidade
27/07/2023 - Cooperativismo da Credirural supera marca de meio bilhão de reais em ativos