Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil, com mais de 9 bilhões de litros por ano, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), razão pela qual o Governo do Estado é rigoroso com os cuidados sanitários dessa produção.
Uma das doenças que pode ser transmitida ao ser humano por meio do consumo de leite não pasteurizado de animais infectados é a brucelose, zoonose que acomete preferencialmente bovinos e bubalinos. Por isso, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Seapa, reforça a importância de vacinar bezerras de três a oito meses de idade contra a doença.
Esta é a forma mais eficiente de prevenir a brucelose e evitar problemas de saúde pública e danos à economia do estado. Os produtores rurais mineiros têm até está quarta-feira (31/7), para imunizar suas bezerras e até dia 10/8 para declarar no IMA a vacinação desses animais. Até o momento, Minas registrou a imunização de pouco mais de 1 milhão de fêmeas bovinas e bubalinas contra brucelose, o que equivale a 45,3% da população desses animais com idade entre 0 e 12 meses no estado. A meta, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é ter um índice vacinal de 80% de todo o rebanho elegível para a vacinação no estado.
Com informações da Agência Minas
08/02/2023 - Jiu-jitsu: conheça uma das artes marciais mais praticadas no mundo
08/02/2023 - ARSAP explica sobre caso de água vermelha na tubulação
08/02/2023 - Sicoob Credirural oferece diversos tipos de seguros em “Semana Patrimonial”
07/02/2023 - Corrida Sicoob Ascicred chega à 7ª edição e inscrições já estão abertas