Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, revelam que crimes sexuais contra os menores de idade apresentaram altas expressivas, superiores a 15%. De acordo com as informações, o número de estupros e exploração sexual, também subiu no país.
Clique e ouça Ana Cristina Bicalho
Os crimes sexuais registraram forte alta: os estupros saltaram de 45.076 em 2021 para 51.971 em 2022, uma alta de 15,3%. Muitos desses casos são praticados por pessoas com laços familiares e de proximidade. A delegada ainda orienta que os responsáveis se atente aos sinais dados por crianças e adolescentes vítimas da violência:
Clique e ouça Ana Cristina Bicalho
A pesquisa do Anuário Brasileiro de Segurança Pública ainda revela que as crianças e adolescentes continuam sendo as maiores vítimas da violência sexual. Pela legislação brasileira, uma pessoa só passa a ser capaz de consentir a partir dos 14 anos. Ana Cristina Bicalho comenta sobre o cenário da cidade, que segunda a mesma, acompanha essa triste alta no número de casos de estupro.
Clique e ouça Ana Cristina Bicalho
A Polícia Civil orienta que todas as violações contra crianças e adolescentes sejam denunciadas aos órgãos de proteção e podem ser registradas em unidades policiais ou por meio dos telefones 100 e 181.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
25/07/2023 - Saiba como solicitar poda de árvore de forma legal em Pará de Minas
25/07/2023 - CEMIG orienta produtores rurais nos cuidados com a eletricidade
25/07/2023 - Especialista alerta sobre a dependência das redes sociais
25/07/2023 - Recurso a executiva estadual do PSDB é rejeitado para vereadores de Pará de Minas
24/07/2023 - Conceição do Pará vai receber R$ 12 milhões em obras de esgotamento sanitário
24/07/2023 - Música alta no fone de ouvido pode levar à surdez
24/07/2023 - Jornal da Cidade traz dicas de lazer em Pará de Minas durante as férias escolares