Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, revelam que crimes sexuais contra os menores de idade apresentaram altas expressivas, superiores a 15%. De acordo com as informações, o número de estupros e exploração sexual, também subiu no país.
Mesmo após o isolamento social ocasionado pela pandemia da covid-19, os números desse tipo de crime continuam a crescer. Ana Cristina Bicalho, titular da Delegacia da Mulher em Pará de Minas, fala ao JC Notícias sobre o aumento dos registros na cidade:
Clique e ouça Ana Cristina Bicalho
Os crimes sexuais registraram forte alta: os estupros saltaram de 45.076 em 2021 para 51.971 em 2022, uma alta de 15,3%. Muitos desses casos são praticados por pessoas com laços familiares e de proximidade. A delegada ainda orienta que os responsáveis se atente aos sinais dados por crianças e adolescentes vítimas da violência:
Clique e ouça Ana Cristina Bicalho
A pesquisa do Anuário Brasileiro de Segurança Pública ainda revela que as crianças e adolescentes continuam sendo as maiores vítimas da violência sexual. Pela legislação brasileira, uma pessoa só passa a ser capaz de consentir a partir dos 14 anos. Ana Cristina Bicalho comenta sobre o cenário da cidade, que segunda a mesma, acompanha essa triste alta no número de casos de estupro.
Clique e ouça Ana Cristina Bicalho
A Polícia Civil orienta que todas as violações contra crianças e adolescentes sejam denunciadas aos órgãos de proteção e podem ser registradas em unidades policiais ou por meio dos telefones 100 e 181.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
07/02/2023 - Corrida Sicoob Ascicred chega à 7ª edição e inscrições já estão abertas
06/02/2023 - Público-alvo de imunização contra a Meningite C é ampliado
06/02/2023 - Especialista orienta sobre a importância da higienização dos pets
06/02/2023 - Solidão: apesar de mundo conectado, sensação de estar só cresce na população