Capa da Página Declarantes podem ajudar instituições beneficentes com Imposto de Renda - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

02/04/2025 às 08:53h

Declarantes podem ajudar instituições beneficentes com Imposto de Renda

Facebook

Após duas semanas com informações parciais, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está disponível com dados completos desde ontem, 1º de abril. O atraso ocorreu por causa da greve dos auditores-fiscais da Receita Federal. Também a partir desta terça, está disponível a declaração pelo celular e pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Além de acelerar o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda, a versão pré-preenchida dá prioridade no recebimento da restituição. Com todos os dados disponíveis, os contribuintes terão acesso automático as várias informações necessárias na hora de declarar.

Com o início do período anual disponibilizado pela Receita Federal para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024, milhões de cidadãos no país deverão cumprir com essa obrigação e ficar em dia com o órgão fiscal.

Mas o que muitos contribuintes não sabem é que, na hora de declarar o IRPF, é possível ajudar muitas pessoas por meio da destinação de até 3% do seu imposto devido em benefício dos Fundos da Infância e do Adolescente (FIAs) cadastrados de todo o Brasil.

As leis federais de incentivo também permitem que pessoas jurídicas destinem até 1% do seu tributo devido aos fundos. O empresário Antônio Júlio de Faria, todo ano realiza a destinação de parte deste valor para instituições que realizam diversos projetos sociais na cidade:

Clique e ouça Antônio Júlio

Os recursos repassados pelos declarantes têm feito a diferença em muitas instituições beneficiadas em Pará de Minas. A iniciativa contribui para a implementação de projetos educacionais ou culturais beneficiando centenas de crianças e adolescentes que fazem parte de importantes projetos na cidade. Ana Paula Carvalho, gerente socioeducativa no Patronato destaca como a contribuição é importante para a instituição:

Clique e ouça Ana Paula Carvalho

No ato da declaração do IRRF, as pessoas podem contribuir com os projetos sociais dos Fundo Para Infância e Adolescência, destinando até 3% do seu imposto devido. O montante a ser destinado é indicado pelo próprio programa da Receita Federal e o contribuinte não tem nenhum ônus com esse tipo de destinação. Isso pode ser feito até o dia 30 de maio.


Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: