De segunda a sexta, das 8h as 17h
18/03/2025 às 07:36h
Há 5 anos, as organizações de saúde anunciavam que o mundo entraria em uma pandemia. Daí em diante, a rotina de todo mundo seria diferente. No dia 11 de março, a doença misteriosa que começou na cidade de Wuhan, na China, já tinha se espalhado pelo globo.
A declaração de situação de emergência na saúde pública em Pará de Minas, aconteceu no dia 16 de março e foi assinada pelo ex-Prefeito Elias Diniz. O decreto 11.035/2020 estabeleceu medidas de enfrentamento ao surto da doença, que impactou drasticamente a cidade e o mundo.
Depois que a pandemia foi decretada, escolas fecharam, parte dos trabalhadores foi para o home office e o comércio ficou vazio. Quem não lembra da Rua Benedito Valadares, popularmente conhecida como Rua Direita, sem ninguém?
Os impactos do isolamento social estão presentes até os dias atuais na vida da população. Uma pesquisa estadunidense revela que o Brasil foi um dos países que mais sofreram com o período pandêmico. Marcelo Guaraciaba, psicólogo clínico em Pará de Minas, comenta a respeito desse relatório:
Clique e ouça Marcelo Guaraciaba
Em quase todo esse tempo, a aposta da população era no chamado kit anticovid: máscara, álcool e distanciamento. Hoje, a covid-19 já não é vista como uma ameaça, mas continua a manter em alerta as instituições de saúde. Maria de Lourdes Liguori, Referência Técnica em epidemiologia, atualizou o cenário da doença em Pará de Minas:
Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori
Ao longo desse período, o município registrou quase 20 mil casos da doença e 313 óbitos. O primeiro caso foi registrado em 1º de abril de 2021, envolvendo um homem de 35 anos que apresentou os sintomas leves e se recuperou. O país teve 10% do total de mortes registradas pela Organização Mundial da Saúde, sendo que representamos menos de 3% da população do planeta. Ainda em 2021, a CPI da Covid no Senado Federal pediu o indiciamento de 78 pessoas, entre elas o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
30/12/2024 - Futuro secretário no Governo de Inácio Franco fala dos desafios em novo mandato
30/12/2024 - Governo de Minas apresenta calendário de pagamento do IPVA 2025 com início em fevereiro
30/12/2024 - Pegar estrada para comemorar o réveillon vai demandar atenção de motoristas
27/12/2024 - Levino, o homem que pode entrar pro Guinness Book como o mais velho do mundo
27/12/2024 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
27/12/2024 - Mega da Virada movimenta as casas lotéricas de todo o Brasil
27/12/2024 - Chefe da Delegacia de Polícia Civil faz balanço das atividades em 2024
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h