19/02/2025 às 07:28h
Agora, as doses com um prazo de dois meses de validade poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados ou serão aplicadas em faixa ampliada, alcançando pessoas de 6 a 16 anos de idade. Já em relação as vacinas que devem perder a validade em 30 dias, a estratégia será expandir a utilização até o limite etário especificado na bula do imunizante, abrangendo a faixa de 4 a 59 anos, como detalha a coordenadora do setor de imunização em Pará de Minas, Juliana Viana:
Clique e ouça Juliana Viana
A expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município, que no caso de Pará de Minas, tem previsão de ocorrer no segundo semestre do ano:
Clique e ouça Juliana Viana
Em 2024, o Ministério da Saúde enviou 6,5 milhões de doses aos estados e municípios, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. Já em relação aos adolescentes, cerca 1,3 milhão não retornaram para a segunda dose, comprometendo a eficácia da imunização, uma vez que as doses devem ser aplicadas com intervalo de 3 meses.
Este ano, o país já registra mais de 291 mil casos e 118 óbitos confirmados por dengue, enquanto 294 estão sendo investigados.
Por: Júlia Mendonça
Imagens: Espacial FM
06/11/2023 - Alunos comentam sobre primeiro dia de provas do ENEM de 2023
06/11/2023 - Memorialista e escritor Luiz Viana David morre aos 76 anos
04/11/2023 - Divulgado o edital do concurso público da Câmara de Pará de Minas!
03/11/2023 - Confira agora as opções de diversão para o fim de semana, na nossa Agenda Cultural
03/11/2023 - Representação feminina em casas legislativas é desafio para igualdade de gênero
03/11/2023 - Cemitério Municipal recebe milhares de pessoas no Dia de Finados
01/11/2023 - Especialista comenta sobre o impacto da tecnologia na educação