07/06/2024 às 07:38h
São inúmeros os desafios para quem produz derivados de leite para adequar às leis. Esses cuidados com a inspeção são diariamente monitorados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O Fiscal do órgão na cidade, Marcos Pinto, destaca quais sãos os trabalhos realizados na inspeção de na comercialização de alimentos:
Clique e ouça Marcos Pinto
Além do Instituto Mineiro de Agropecuária, outro órgão que vem desempenhando com objetivo de desburocratizar a inspeção sanitária de queijos, carnes, laticínios e mel, favorecendo a ampliação dos mercados para os produtos é o Serviço de Inspeção Municipal, conforme destaca Fernanda Barbosa, Diretora de Agronegócio e Desenvolvimento Rural em Pará de Minas. Ela fala da importância de estar de acordo com a legislação:
Clique e ouça Fernanda Barbosa
Minas Gerais é destaque na produção de queijo, sendo noticiado diariamente inúmeras premiações por todo mundo. A extensa variedade desse produto inclui, o artesanal de Alagoa, Mantiqueira, Cabacinha, do Vale do Suaçuí, Serra Geral. Conforme destacado por Fernanda Barbosa, a busca pelo registro sanitário é importante para que o produtor possa vender o alimento no comércio local. Esse é o caso de Isabel Araújo e família, do Povoado dos Marcianos em Pará de Minas, ela comenta sobre os passos até a regularização:
Clique e ouça Isabel Araújo
Após a regulamentação desse tipo de serviço, que teve início em 2017, o município passou a executar a fiscalização que antes cabia somente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
12/01/2023 - Matrículas na rede pública de ensino vão até amanha
11/01/2023 - Rachaduras próximo a passarela do bairro Belvedere causam medo em moradores
11/01/2023 - Mais de 750 títulos devem ser entregues em 2023 por meio do Reurb
11/01/2023 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2023/2024
11/01/2023 - Uso de agrotóxicos demanda atenção com o descarte correto e o meio ambiente