O câncer de pele é uma preocupação crescente em todo o mundo, especialmente em regiões onde a exposição solar é intensa. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), essa doença é o tipo mais comum, afetando milhões de pessoas anualmente.
Os principais sintomas do câncer de pele incluem o surgimento de manchas, feridas que não cicatrizam, alterações na cor ou textura da pele e crescimento anormal de pintas ou sinais. É fundamental estar atento a esses sinais e buscar orientação médica caso algum deles seja observado.
A prevenção é uma das melhores formas de combater o câncer de pele. Medidas simples como usar protetor solar diariamente, evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, usar roupas que protejam a pele e evitar o uso de câmaras de bronzeamento, podem reduzir significativamente o risco de desenvolver a doença.
Para falar sobre esse assunto nos conversamos com o dermatologista Mário Lessa:
Clique e ouça Mário Lessa
Mário Lessa ressalta ainda quais os principais sintomas da doença:
Clique e ouça Mário Lessa
No entanto, caso o câncer de pele seja diagnosticado, existem diversos tratamentos disponíveis, que podem variar de acordo com o tipo e estágio da doença. Entre as opções estão a cirurgia para remover o tumor, a terapia de radiação, a terapia fotodinâmica e o uso de medicamentos tópicos ou orais, dependendo da avaliação médica.
Por: Kelvin Fernandes
Fotos: Espacial FM
12/01/2023 - Período chuvoso acende alerta para a manutenção dos pneus
12/01/2023 - Matrículas na rede pública de ensino vão até amanha
11/01/2023 - Rachaduras próximo a passarela do bairro Belvedere causam medo em moradores
11/01/2023 - Mais de 750 títulos devem ser entregues em 2023 por meio do Reurb
11/01/2023 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2023/2024
11/01/2023 - Uso de agrotóxicos demanda atenção com o descarte correto e o meio ambiente