10/12/2024 às 07:30h
Confraternização entre as pessoas, reuniões familiares, com amigos e equipe de trabalho sinalizam a chegada de duas importantes datas no nosso calendário: o natal e o ano novo.
Também é uma época marcada pela procura e aumento no consumo de bebidas. Junto a isso, o uso de recipientes em vidro ocupam um espaço maior no canto da casa. Portanto, as ações de descarte correto de materiais perfurocortantes, muitas das vezes, passam despercebidas e podem causar graves acidentes aos trabalhadores da limpeza urbana.
Denise Alves, coordenadora da empresa Engesp, responsável pela limpeza urbana em Pará de Minas, chama atenção para o comportamento da população:
Clique e ouça Denise Alves
Os coletores do Serviço de Limpeza Urbana utilizam equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas de proteção, uniformes adequados e calça, além de calçados fechados tipo bota. Esses cuidados reduzem os riscos, mas os acidentes ainda fazem parte da rotina dos profissionais. Felipe Belmonte, diretor em uma empresa de reciclagem, comenta sobre os desafios para a coleta do material em vidro no município:
Clique e ouça Felipe Belmonte
Cerca de 350 toneladas de vidros são recolhidos todos os meses nos coletores dispostos em alguns pontos da cidade. Conforme Felipe Belmonte, no mês de dezembro a expectativa é de que a empresa recolha 20% a mais que em outras épocas.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
18/10/2023 - Queda de ponte em Igaratinga faz com que motoristas busquem por rotas alternativas
17/10/2023 - Divulgado o balanço do feriadão nas estradas mineiras
17/10/2023 - Envelhecimento da população é desafio para governantes, dizem especialistas
16/10/2023 - Abastecimento de água será interrompido em 12 bairros de Pará de Minas, devido a obras